O projecto VinePAT, que participou na edição de 2010 da COTEC Portugal, desenvolvido no Departamento de Biologia da UMinho, na Universidade Católica e no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, venceu a iniciativa "Cockrell School of Engineering Championship" do concurso Idea to Product (I2P) Global Competition, realizado na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.
O projecto, agora premiado no concurso Idea to Product Global Competition (I2P), resulta da investigação desenvolvida na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Laboratório Nacional de Energia e Geologia e na Universidade do Minho. Os investigadores Rui Martins, da Universidade do Minho, César Ferreira, da Católica, e os estudantes de MBA da EGP - University of Porto Business School João Ferreira e Joaquim Valente assinam o projecto.
O projecto "VinePAT" é um sistema de recolha e análise de dados, que permite aos viticultores controlar a qualidade das uvas que produzem, decidir quais os tratamentos a aplicar durante a fase de desenvolvimento das uvas e saber qual a melhor altura para a vindima.
Funciona também como uma espécie de impressão digital da uva, graças à técnica da espectroscopia - obtenção de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia incidente numa amostra.
A mais-valia deste sistema traduz-se no aumento da qualidade da uva, conseguida através da sua constante monitorização, de forma simples e completa. Além disso, é um processo menos moroso e menos dispendioso.
Através do VinePAT é possível, ainda, fazer uma análise "direccionada" e classificar os diferentes tipos de uva existentes na vinha.