Os podcasts são um dos recursos da Web 2.0 que têm muitas potencialidades no ensino. Nesta obra editada por Ana Amélia Carvalho e Cristina Aguiar, colaboraram professores e educadores dos diferentes níveis de ensino, que reportam as suas experiências ao nível da utilização e exploração do podcasting em diferentes cenários e para diversos fins pedagógicos.
Cada capítulo pode constituir um motivo de inspiração para quem sente necessidade de adaptar as suas práticas à geração Net, à Web 2.0 ou pretenda realizar investigação nesta área.
Dadas as potencialidades dos podcasts, rapidamente surgiram outros formatos para além do áudio. Os enhanced podcasts, que combinam imagem e áudio, constituem um importante recurso para apresentar explicações sobre um esquema, uma tabela periódica ou mesmo para disponibilizar uma apresentação. O vídeo ganhou também e rapidamente popularidade, podendo os vodcasts ser utilizados para visualizar um acidente ambiental, uma experiência laboratorial ou um debate, entre outras possibilidades onde a imagem pode construir uma mais-valia na apredizagem. Os screencasts, que captam a informação que está a ser processada num ecrã de computador, representam por sua vez uma excelente forma para criar tutoriais sobre software, entre outros exemplos.
Nesta obra editada por Ana Amélia Carvalho e Cristina Aguiar, colaboraram professores e educadores dos diferentes níveis de ensino, que reportam as suas experiências ao nível da utilização e exploração do podcasting em diferentes cenários e para diversos fins pedagógicos. Cada capítulo pode constituir um motivo de inspiração para quem sente necessidade de adaptar as suas práticas à geração Net, à Web 2.0 ou pretenda realizar investigação nesta área.
mais informações: http://defactoeditores.blogspot.com