A presidência da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) visitou dez escolas secundárias dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto no âmbito da campanha de divulgação da oferta formativa
A presidência da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) visitou dez escolas secundárias dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto no âmbito da campanha de divulgação da oferta formativa
Durante o mês de maio, dezenas de professores de diferentes departamentos da ECUM visitaram a Escola Básica e Secundária de Melgaço, a Básica e Secundária de Airães (Felgueiras), o colégio Alfacoop, a Secundária Henrique Medina (Esposende), a Básica e Secundária de Vila Cova (Barcelos), a Secundária Alberto Sampaio (Braga), a Básica e Secundária de S. Bento (Vizela), a Básica e Secundária Vieira de Araújo (Vieira do Minho), a Secundária de Vila Verde e o Agrupamento de Escolas Caldas de Vizela. O objetivo passou pela divulgação da oferta formativa da ECUM, no âmbito do concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, mas ainda se falou sobre a vida académica, apoio aos novos estudantes, bolsas e prémios escolares, iniciativas de mobilidade académica, atividades desportivas e culturais e áreas de investigação.
"A experiência de dois anos de visitas às escolas secundárias tem mostrado que há muito por fazer relativamente à divulgação do ensino superior junto da população estudantil do secundário. A nossa missão tem por objetivo fundamental ajudar os alunos a fazer escolhas informadas, não a captação de mais alunos", diz Hernâni Gerós, Vice-Presidente para a Interação com a Sociedade e Internacionalização. "Mostramos como se organiza a Universidade do Minho e a ECUM, e como podem os alunos procurar informações importantes nas páginas da internet, tais como os planos de estudos dos diferentes cursos e até os conteúdos de cada disciplina, e como podem contactar as Escolas, os diretores de departamento e os diretores de curso. Genericamente, os alunos associam a formação Universitária com um curso de licenciatura, pelo que desconhecem como os cursos de C1 se articulam com uma formação de mestrado ou de doutoramento, e que a sua formação académica pode ser concluída em diferentes Escolas", acrescenta.
Este ano o público alvo abrangeu perto de 700 alunos. "Tal como no ano passado, as equipas da ECUM foram recebidas entusiasticamente pelos diretores, professores e psicólogos das escolas e pelos alunos. Foi particularmente gratificante constatar o papel relevante de orientação e aconselhamento que os psicólogos desenvolvem nas escolas", resume Hernâni Gerós.
Secundárias reconhecem importância da iniciativa
O ano passado, a comitiva da ECUM visitou oito escolas dos distritos de Braga e Porto. Nesta segunda edição, número aumentou para 10 e incluiu escolas do distrito de Viana do Castelo. "Este tipo de iniciativa é importante para informar os alunos sobre a dinâmica da universidade", revela Maria das Dores Braga, professora na Escola Secundária Alberto Sampaio, de Braga. "O feedback dos alunos foi positivo, mostrando interesse também por outras áreas de formação da universidade", conclui.
Já Olívia Cunha, do Agrupamento de Escolas Caldas de Vizela elogiou a palestra de apresentação dos cursos desta universidade que permitiu esclarecer as dúvidas dos alunos, de forma a "tornar o processo de entrada no ensino superior mais fácil e agradável. Os 120 alunos do 12º ano da escola secundária Caldas de Vizela receberam com grande agrado o Prof. Nuno Castro, de comunicação fácil, e bastante esclarecedor nas dúvidas expostas. Foi uma mais-valia para auxiliar na decisão dos alunos, na entrada no ensino superior", resumiu.
Outra das escolas visitadas foi a Alfacoop. A psicóloga Helena Fonseca elogiou a presença da ECUM na instituição de ensino, que considera ser "muito importante para a tomada de decisão dos nossos alunos do 12º ano", relembrando que "a universidade é mais do que um sítio onde se tem aulas".
As instituições foram contactadas pelo gabinete de comunicação e interação com a sociedade da ECUM, ao abrigo de cerca de meia centena de protocolos de colaboração assinados no âmbito da Rede Clubes Ciência Viva na Escola.