Departamento de Biologia - Universidade do Minho - De portas abertas à Ciência e Tecnologia

Escolha o seu idioma

  • Escola de Ciências, Campus de Gualtar / Campus de Azurém, Braga - Guimarães, entre segunda-feira, 22-11-2010 e sexta-feira, 26-11-2010
Imagem das Atividades De portas abertas à Ciência e Tecnologia Novembro 2019

Integrado na Semana da Ciência e da Tecnologia e no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se celebra a 24 de Novembro, a Escola de Ciências da Universidade do Minho propôs aos alunos e professores dos ensinos básico e secundário a participação numa série de palestras e actividades em ambiente laboratorial. Neste âmbito o Departamento de Biologia desenvolveu várias actividades.

Integrado na Semana da Ciência e da Tecnologia e no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se celebra a 24 de Novembro, a Escola de Ciências da Universidade do Minho propôs aos alunos e professores dos ensinos básico e secundário a participação numa série de palestras e actividades em ambiente laboratorial. Neste âmbito o Departamento de Biologia desenvolveu várias actividades.

 

 

Actividades desenvolvidas no Departamento de Biologia

- Dia 25 de Novembro

Actividade: "As plantas e a luz" + "Os animais aquáticos"

Descrição: "As plantas e a luz" - pretendeu-se ilustrar com algumas experiências simples a importância da luz para as plantas. Actividades de cromatografia em papel de extractos de plantas para observação do conteúdo de pigmentos corados no espinafre, demonstração da fluorescência da clorofila em solução e a interacção de pigmentos com formação de novas cores. "Os animais aquáticos" - Foram exibidos vários animais aquáticos com descrição do seu ciclo de vida.
Destinatários: alunos do 2º e do 3º ciclos do Ensino Básico.

Manhã - 23 alunos do 9º ano do Agrupamento Vertical de Escolas de Silvares

Tarde - 25 alunos do 6º ano da EB2,3 Ramalho Ortigão, Porto

 

 

- Dia 26 de Novembro

Actividade: Visita guiada ao Departamento de Biologia.

Descrição: Foram efectuadas visitas aos laboratórios de investigação do Departamento de Biologia. Os alunos foram acompanhados por um docente do Departamento e tiveram oportunidade, em cada laboratório, de contactar directamente com os investigadores e o trabalho que desenvolvem. No decurso desta visita foi proporcionado aos alunos a observação de material biológico diverso (ex., cultura de células vegetais e de plantas in vitro, cultura de bactérias, leveduras, fungos filamentosos e aquáticos, mosca Drosophila, nemátodes, organismos aquáticos de água salgada, etc.) e ainda o contacto com alguns resultados experimentais mais actuais (resultantes de metodologias como electroforese, microscopia avançada, manipulação genética, etc.). Foi também dada oportunidade para um contacto mais próximo e directo com a oferta dos novos cursos de licenciatura e de pós-graduação (da responsabilidade do Departamento de Biologia) no âmbito do processo de Bolonha.

Manhã - 13 alunos do 11º ano da ES Martins Sarmento + 24 alunos do 12º ano da ES Barcelos

Actividade: Palestra "Biotecnologia - uma grande história contada em pequenos retalhos" (Profª Alexandra Nobre)

Resumo: A origem do termo Biotecnologia remonta ao início do século passado, altura em que foi usado para designar todos os processos envolvidos na formação de produtos, através da acção de organismos vivos. No entanto, apesar da palavra ter apenas 100 anos, as suas raízes remontam a mais de 6000 anos atrás com a produção dos primeiros alimentos fermentados (pão, vinho e cerveja), a que geralmente se dá o nome de Biotecnologia Clássica. Com o aparecimento da tecnologia do DNA recombinante nos anos 70, surge a Biotecnologia Moderna e passa a ser possível ao Homem, manipular as características desejáveis dos seres vivos e aplicá-los em três grandes áreas: alimentação, saúde e ambiente. Talvez por isso haja uma grande confusão com os conceitos Biotecnologia, clonagem, alimentos transgénicos e OGMs (organismos geneticamente manipulados). Vamos desmistificar e conhecer o que por cá se faz?

Tarde - 13 alunos do 11º ano da ES Martins Sarmento + 57 alunos do 10º ano da ES Póvoa de Lanhoso

 

 

Reportagem fotográfica:

 

Imagem das Atividades De portas abertas à Ciência e Tecnologia Novembro 2019

 

O website utiliza cookies para uma melhor experiência de utilizador.
Ok