O que nos contam os organismos que vivem nos rios sobre a saúde desses ecossistemas? Veja aqui a reportagem relativa ao primeiro dia do evento.
O que nos contam os organismos que vivem nos rios sobre a saúde desses ecossistemas? Veja aqui a reportagem relativa ao primeiro dia do evento.
O Departamento de Biologia da Universidade do Minho promoveu no passado dia 30 de Agosto, a actividade "O que nos contam os organismos que vivem nos rios sobre a saúde desses ecossistemas". Esta iniciativa realizou-se no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão 2011 e visa divulgar a fauna, flora e habitats do país.
Os participantes tiveram a possibilidade de aprender sobre a qualidade da água dos rios que atravessam a região minhota e conhecer as consequências das actividades humanas nos ecossistemas ribeirinhos. A acção decorreu na bacia do Cávado, em Braga, onde foram recolhidas amostras de água e organismos para analisar, posteriormente, em laboratório: "O objectivo é identificar os seres vivos recolhidos e aplicar metodologias para avaliar a qualidade química e biológica da água dos rios".
Estas actividades são desenvolvidas há cerca uma década com objectivos científicos, educacionais, lúdicos e turísticos, numa óptica de sensibilização dos cidadãos para a importância da biodiversidade e de uma gestão sustentável dos recursos naturais. "As alterações climáticas, a poluição e outras actividades humanas afectam as comunidades biológicas nos rios, conduzindo ao desaparecimento ou à substituição de determinadas espécies. Isso leva a eventuais alterações no funcionamento destes ecossistemas, o que tem impactos negativos para o bem-estar humano".
A iniciativa teve uma duração de sete horas e o ponto de encontro foi o campus de Gualtar. A organização aconselha o uso de botas de borracha e protecção solar. A mesma expedição, gratuita e aberta aos maiores de dez anos, está marcada para o próximo dia 6 de Setembro. As inscrições para esta actividade devem ser realizadas em www.cienciaviva.pt.
Responsáveis pela acção: Cláudia Pascoal
Equipa: Cláudia Pascoal, Fernanda Cássio, Eva Fernandes, Ana Pereira, Paulo Geraldes
Reportagem fotográfica:
mais informações: http://www.cienciaviva.pt/