A Ideia de negócio "NanoBiodelivery", da Escola de Ciências da Universidade do Minho, foi a vencedora da 2ª edição do "SpinUM-Concurso de Ideias de Negócio", promovida pela TecMinho.
A Ideia de negócio "NanoBiodelivery", da Escola de Ciências da Universidade do Minho, foi a vencedora da 2ª edição do "SpinUM-Concurso de Ideias de Negócio", promovida pela TecMinho.
O Empreendedorismo inovador no Minho foi premiado em mais uma edição do "SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio", tendo sido o AvePark o local escolhido para a Sessão Final do Concurso e respectiva atribuição dos galardões.
As ideias de negócio finalistas da 2.ª edição do concurso provieram de áreas científicas diversas, desde as Engenharias às Ciências Sociais, passando pela Ciências Naturais e Arquitectura. Os projectos apurados para a final, entre as 26 candidaturas apresentadas a concurso, foram: "GeoJustiça - Soluções Geográficas de apoio à Justiça", "Guia Turístico Virtual", "mach-G", "MIMA House", "NanoBiodelivery", "SilicoLife - Computational Biology Solutions for the Life Sciences" e "Três Caixas". Após a apresentação das ideias finalistas, o júri da 2.ª edição do "SpinUM", composto por representantes da TecMinho, Spinpark, Universidade do Minho e INOVCAPITAL atribuiu os seguintes prémios:
A ideia vencedora (1º Prémio) "SpinUM" foi "NanoBiodelivery" dos promotores João Silva, Margarida Casal, Mª Elisabete Oliveira, Sofia Azevedo e Vasco Teixeira, da Escola de Ciências.
O 2º Prémio foi a atribuído à ideia de negócio "GeoJustiça - Soluções Geográficas de apoio à Justiça" da promotora Carla Freitas, que obteve, ainda, o Prémio de Empreendedorismo Feminino.
O "SpinUM" distribuiu prémios monetários e ofereceu serviços de apoio à criação de empresas no valor total de 20.750 euros.
Organizado pela TecMinho, em conjunto com o Spinpark, e dirigido à comunidade de investigadores e alunos da Universidade do Minho, o Concurso "SpinUM" pretende premiar e apoiar as ideias de negócio com maior potencial de mercado geradas naquela que é hoje, seguramente, uma das universidades mais empreendedoras de Portugal - a Universidade do Minho.
Com efeito, no decurso dos últimos anos, tem-se tornado frequente assistir, no âmbito dos principais concursos nacionais de empreendedorismo, ao sucesso das equipas de investigadores e/ou de alunos desta Universidade. Exemplo deste facto, o prémio Start, organizado pela Optimus e pela BPI, porventura o mais importante concurso de empreendedorismo em Portugal e ao qual concorrem em média, por ano, mais de 500 candidatos de todas as universidades do País, apenas ter tido como vencedoras equipas provenientes da Universidade do Minho em todas as edições desde o seu início no ano 2007.
Este desempenho excepcional dos empreendedores originários da Universidade do Minho faz com que os primeiros classificados do Concurso "SpinUM" estejam dispensados de se apresentar nas primeiras fases de selecção dos grandes concursos realizados em Portugal, estando automaticamente apurados para as fases finais desses mesmos concursos.
mais informações: http://www.tecminho.uminho.pt