O Departamento de Biologia e a Escola de Ciências da UMinho (ECUM) participou entre os dias 18 e 20, na UPA - UMinho de Portas Abertas. Este ano, a mostra contou com 5000 alunos do secundário inscritos. Destes, mais de 700 passaram pelo stand da ECUM, onde ficaram a conhecer os cursos, projetos e investigações em curso dos cinco departamentos da Escola (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Química).
A Escola de Ciências da UMinho (ECUM) participou entre os dias 18 e 20, na UPA - UMinho de Portas Abertas. Este ano, a mostra contou com 5000 alunos do secundário inscritos. Destes, mais de 700 passaram pelo stand da ECUM, onde ficaram a conhecer os cursos, projetos e investigações em curso dos cinco departamentos da Escola (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Química).
“Invasores Aquáticos: Descubra o Impacto do Lagostim-sinal nos Rios de Portugal “, “Transformando desafios em oportunidades: o papel dos microrganismos na construção de uma economia mais sustentável” e “Batalha aos plásticos: desafios para a sustentabilidade dos nossos rios” foram as propostas apresentadas pelo departamento de Biologia. O departamento de Química apresentou duas experiências intituladas “Desvendando impressões digitais” e “Expedição Química”, ofereceu visitas guiadas aos laboratórios de investigação e a atividade “Química é a chave”, em formato escape room. Na Física, os alunos ficaram a conhecer os “Sensores magnéticos sustentáveis” e a “Geração de Energia”. O departamento de Ciências da Terra explicou “Os recursos geológicos e as novas tecnologias”, enquanto que a Matemática explorou a “Matemática e Computação”.
Os jovens visitantes puderam participar em jogos, utilizar o microscópio e observar as placas de Petri e os minerais e muitos outros materiais utilizados nos laboratórios. Observações e experiências que ajudaram a clarificar ideias do futuro profissional. “Quero seguir Bioquímica. A área das Ciências sempre foi a minha opção. Prefiro a parte da Química e da Biologia, não tanto a relacionada com as plantas, mas mais o que se refere aos humanos”, diz a aluna Patrícia, que frequenta o 11º ano no Colégio La Salle, em Barcelos. Uma área que também interessa ao colega Tomás Linhares. “Sempre foi algo que gostei desde pequeno e o interesse intensificou-se no secundário. Gosto muito da área de Geologia e Biologia”, confessa.
Da Secundária Dona Maria II, de Braga, chegaram o Rodrigo Antunes e o Tiago Pinto, a frequentar o 11º ano. Vir à universidade foi uma experiência enriquecedora, que ajudou o Rodrigo a “compreender melhor as escolhas para o futuro” e o Tiago a “ter a perceção” do que irá encontrar no ensino superior. Já no 12º ano, Henrique Nogueira, da Secundária Tomaz Pelayo, em Santo Tirso, está mais indeciso. “Estou a pensar seguir Biologia. Gosto da área de Ciências e Tecnologia, mas ainda estou a pensar. Também gosto de Química”, avança. As áreas da Física e da Matemática também cativam o Daniel Pinheiro. A frequentar o 11º ano no Colégio La Salle, o jovem ainda não decidiu definitivamente o que quer seguir, mas há áreas que o fascinam. “Sigo o que entender. Tenho que me esforçar”, reconhece.
A mostra da oferta formativa e dos serviços da UMinho realizou-se no pavilhão desportivo do campus de Gualtar, em Braga. Pretendeu dar a conhecer o que de melhor se produz nesta academia ao nível de ensino, investigação, cultura e desporto.
Fotos disponíveis aqui.
.