Department of Biology - University of Minho - PubhD UMinho #49 - Ingredientes Secretos no Combate à Poluição e ao Insucesso Escolar

Select your language

  • Rossio CafeBar, quarta-feira, 16-11-2022

É já na próxima semana que no Rossio CafeBar, ao lado da Sé de Braga, o PubhD UMinho vai contar com a partilha informal de duas jovens preocupadas com problemas ambientais e sociais. Nesta 49ª sessão vamos conhecer membranas sustentáveis para remediação ambiental e tentar entender a falta de motivação dos estudantes de etnia cigana. O encontro está marcado para as 21h15 do dia 16 de novembro. A entrada é gratuita e não há consumo obrigatório.

 

» Ana Sofia Castro (Ciências do Ambiente) - Ingrediente secreto: carapaças de caranguejos!

Algumas das estratégias desenvolvidas para combater a poluição podem parecer muito improváveis. Como é que carapaças de caranguejos podem constituir o ingrediente chave na produção de membranas biocompatíveis e ecológicas? Estas membranas retiram poluentes da água sem constituírem, por si, um problema ambiental! A investigação de que vamos ouvir falar decorre na "Nanopaint", uma spinoff da Universidade do Minho, sob orientação de Daniela Correia e Pedro Martins.

 

» Daniela Costa (Ciências Psicológicas) - Como GUIAr os alunos de etnia cigana?

Porque é que os alunos de etnia cigana não gostam muito da escola? Terão herdado o espírito nómada que associamos a estas populações minoritárias? Como é que pais e professores os poderão guiar? São estas algumas das questões a que a Daniela, investigadora do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) do Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI), tenta responder no seu estudo, orientada por Pedro Rosário.

O PubhD (pub=bar + PhD=doutoramento) é um movimento de comunicação da Ciência que tem lugar em bares. Surgiu no Reino Unido em 2014 e alastrou-se a 27 cidades europeias. Em Braga, o PubhD UMinho existe desde 2016 e é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, um grupo de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho.

Para saber mais sobre este projeto https://stolscience.com/pubhd/

Rossio CafeBar »»

Flyer Pubhd UMinho - 49

Contacts

University of Minho
Department of Biology

Campus de Gualtar
4710-057 Braga

T.: (+351) 253 601 500
E.: sec_biologia@ecum.uminho.pt
+ contacts ECUM

Our website uses cookies to help provide you with the best experience.
Ok