A mostra, organizada no âmbito do projeto STOL, do Departamento de Biologia da Escola da Ciências da UMinho (ECUM), pode ser vista entre os dias 2 e 31 de março e contemplará unicamente produtos obtidos da horta ou criados a partir dela.
A exposição pretende “dar a conhecer, principalmente à comunidade académica, a Horta-STOL e os serviços que tem prestado ao longo dos dois anos de existência, dentro e fora de portas”, refere Alexandra Nobre, responsável pelo projeto e cuidadora do local, juntamente com um grupo de alunos. Vão estar expostas mais de meia centena de fotografias, monotipias, painéis informativos, jogos de tabuleiro, produtos alimentares e outros, estruturas vegetais, sementes e um vídeo com informação sobre uma app repositório da biodiversidade da horta, que ultrapassa a centena e meia de espécies de plantas, animais e macrofungos. Esta aplicação servirá para “acompanhar e atualizar a evolução das plantas consoante as estações do ano, o seu ciclo de vida ou as intervenções feitas”, sublinha a docente. “Pretende-se que a app que está a ser desenhada de modo iterativo para satisfazer os desafios que vão sendo encontrados, veja a sua acessibilidade alargada a todos os interessados em conhecer a biodiversidade da Horta – STOL”, conclui.
O STOL – Science Through Our Lives é um grupo de comunicação e divulgação de ciência do Departamento de Biologia da Escola da Ciências da UMinho. Tem como objetivos a educação científica, a promoção da cultura científica, o combate à iliteracia científica, a comunicação, a divulgação e a democratização da ciência.