A exposição ‘Ciência feita Arte’, integrada nas comemorações do 48º Aniversário da Escola de Ciências da Universidade do Minho, contempla 6 trabalhos de membros da Escola de Ciências, sendo um deles - "Nebulosa no Laboratório", premiado, da autoria da Doutora Alexandra Nobre e 23 trabalhos de alunos de escolas parceiras no âmbito da Rede de Clubes Ciência Viva, e pode ser visitada até dia 22 de março no edifício da Escola de Ciências no Campus de Gualtar, em Braga.
Ciência e Arte são muitas vezes vistas como disciplinas com pouco em comum, mas a história tem provado que muitas das mentes mais brilhantes são também artistas. Uma mente criativa é tão importante para os cientistas quanto para os artistas. Da mesma forma, a Arte é muitas vezes inspirada pela Ciência, estabelecendo-se assim um diálogo virtuoso entre as duas áreas.
Com esta iniciativa, pretende-se conciliar duas atividades tidas como distintas e independentes: a experimentação científica e a experimentação artística. Pretende-se explorar a utilização de conceitos, ferramentas, materiais e processos próprios da investigação científica, traduzindo-os em manifestações de ordem estética.
Vamos explorar a interação entre a Arte e a Ciência, dar nova vida ao material de investigação e provar que os laboratórios também podem ser estúdios de arte. Vamos descobrir a Arte inerente à atividade Científica!