O Bluefest tem por objetivo promover a transição para uma economia azul, assente nos princípios do desenvolvimento sustentável, conciliando as necessidades humanas com a saúde dos Oceanos. Este novo evento, que decorre no dia 30 de novembro, com transmissão online, pretende assumir-se como um fórum de caráter global partilhando as melhores práticas mundiais. Dá ênfase a soluções sustentáveis, em linha com os princípios da economia circular e regenerativa, e pretende contribuir para uma maior literacia dos oceanos.
Ao longo do dia, o Bluefest dará palco a ideias e projetos que promovem a mudança, com vista à proteção e regeneração da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos, com transmissão direta através de uma plataforma online para que todos possam participar.
A Escola de Ciências da Universidade do Minho vai marcar presença na programação digital desta primeira edição do Bluefest. Às 14h00, no Palco principal, Renato Henriques, com o tema ?Quantificação e monitorização da erosão costeira com veículos aéreos não tripulados?, ilustrará o modo como é obtida informação através de drones e quais os indicadores e informação utilizada, exemplificando com casos de estudo na costa Noroeste Portuguesa. Pelas 16h00, na rubrica Bluetrends no Placo MEO, Raquel Menezes trará o tema ?A construção de mapas para a sustentabilidade das pescas?, com a apresentação do projeto PREFERENTIAL, que visa melhorar o conhecimento sobre a biodiversidade e a abundância de espécies comerciais, recorrendo à análise e modelação de dados geo-referenciados recolhidos durante as campanhas cientificas promovidas periodicamente pelo IPMA e as pescarias comerciais.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia em https://bluefest.pt/ para acesso à plataforma online.