Department of Biology - University of Minho - Aluna do CBMA e do Departamento de Biologia galardoada com Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica

Select your language

  • Auditório B1 , B2 e sala 1.31, quarta-feira, 12-12-2023

Seis estudantes que desenvolveram projetos científicos nos Centros de Investigação da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) foram galardoados esta terça-feira, dia 12, com o Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica. "Para a UMinho é uma estratégia central oferecer a possibilidade de os estudantes se aproximarem, desde muito cedo, da realidade da investigação, de serem atores no processo científico e de produção científica da UMinho", avança Sandra Paiva. A pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação considera que "esta possibilidade valoriza todos os projetos de ensino e é uma marca distintiva da nossa oferta formativa".

Nesta quarta edição concorreram 27 alunos, de 18 centros de investigação, um número recorde. "Por um lado, temos estudantes UMinho comprometidos e que aceitam este desafio de investigação. Por outro, temos centros de investigação e docentes que acolhem e acarinham estas iniciativas e oportunidades", diz Filomena Soares, vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica.

No final, o júri escolheu o trabalho de 18 alunos, que vão receber um certificado e um valor pecuniário de 500 euros. "Sintam-se todos premiados, pelo simples facto de participarem numa iniciativa que é a de imersão, de iniciação num ambiente de investigação", refere Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor para a Investigação e Inovação.

Trabalhos premiados foram desenvolvidos em cinco Centros da Escola

Os seis estudantes contemplados desenvolveram as investigações em cinco Centros de Investigação da Escola. Simão Cardoso apresentou o trabalho "Procura de novos fenómenos de física no LHC do CERN com Inteligência Artificial", desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). Já Mariana Alves, debruçou-se sobre "Membranas multicamadas impressas em 3D para purificação de água", elaborado no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA). Para a jovem, o "prémio foi importante", pela motivação e valorização, provando que "a investigação é reconhecida pela universidade".

Do Centro de Física (CF) destacou-se o trabalho de Filipa Sá, denominado "Desenvolvimento de lipogéis plasmónicos para aplicação em terapia multimodal do cancro". O Centro de Matemática (CMat) viu premiados dois trabalhos: "Aplicações entre Grassmannianas", de Ricardo Brasil, e "Algoritmo de coloração de grafos planares sem lacetes nem triângulos", de André Ferreira. "Síntese de novos péptidos cíclicos fluorescentes com a sequência argininaglycina-ácido aspártico (RGD) para serem utilizados no desenvolvimento de novos biomarcadores para angiogenese", foi o trabalho apresentado por Francisco Ribeiro. Para o aluno do Centro de Química (CQ), o prémio "é bastante importante e vai ser uma mais valia para a investigação".

A iniciativa é promovida anualmente pela Reitoria, em articulação com os Centros de Investigação. Premeia estudantes do 1º ciclo da UMinho inseridos em contextos de investigação, supervisionados por cientistas reconhecidos e que aprofundem o interesse pela ciência.

Mariana Alves

Flyer - Série Talk - 29 nov 2023

 

 

 

Contacts

University of Minho
Department of Biology

Campus de Gualtar
4710-057 Braga

T.: (+351) 253 601 500
E.: sec_biologia@ecum.uminho.pt
+ contacts ECUM

Our website uses cookies to help provide you with the best experience.
Ok