Universidade do MinhoEscola de Ciências    
 
  Universidade do Minho
www.bio.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 


Apresentação 

O Departamento de Biologia é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências da Universidade do Minho que tem por missão criar e transmitir conhecimento no domínio da Biologia, num ambiente de interdisciplinaridade com outras áreas das Ciências. As suas instalações estão localizadas no Campus de Gualtar, em Braga, onde dispõe de infra-estruturas de apoio às actividades que desenvolve.


O momento fundador do Departamento é marcado pelo início do Curso de Bacharelato em Ciências da Natureza, reconhecido pelo então Ministério da Educação e Cultura, em 18 de Julho de 1978 (Decreto-Lei 183/78), e pela criação da Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, a 25 de Outubro do mesmo ano (Decreto Regulamentar 37/78). Valorizando a experiência e a cultura acumuladas ao longo da sua existência, as actividades do departamento têm-se centrado no desenvolvimento de projectos de natureza científico-pedagógica e científico-tecnológica, incluindo a organização de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, a participação em programas de investigação e em redes de intercâmbio nacionais e internacionais, em intensa interacção com a sociedade, num espírito de partilha de conhecimento e da promoção da inovação.


O momento actual foi particularmente marcado por mudanças profundas com vista à reorganização das estruturas de governo do Departamento e em conformidade com os Estatutos da Escola de Ciências, os Estatutos da Universidade do Minho e com o novo regime jurídico das instituições de ensino superior estabelecido pela Lei nº 62/2007, de 10 de Setembro. A par com esta reforma assistiu-se à reorganização da oferta formativa do departamento em conformidade com o disposto na “Declaração de Bolonha”, oportunidade que permitiu a modernização dos projectos de ensino. Ao percorrer o portal do Departamento é possível conhecer com pormenor os projectos pedagógicos de graduação e de pós-graduação, e o envolvimento dos membros do Departamento nos diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.


As actividades de investigação estão organizadas em três unidades de investigação, com classificação de Muito Bom reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, nomeadamente o Centro de Biologia Molecular e Ambiental, o pólo do Centro de Biodiversidade e Genómica Funcional e Integrativa, e o pólo do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas. O departamento integra uma equipa pluridisciplinar de investigadores, beneficiando duma estreita interacção entre biólogos, bioquímicos, químicos, farmacêuticos e engenheiros, e reúne actualmente cerca de 34 docentes, 7 investigadores do Programa Ciência (FCT) e cerca de uma centena de investigadores não-permanentes, nomeadamente estudantes de doutoramento e de pós-doutoramento, bolseiros de projectos e alunos de mestrado.


As Ciências Biológicas, na sua vertente fundamental e aplicada, estão na origem da investigação científica desenvolvida no departamento, estando fundamentalmente orientada para as seguintes temáticas:

    - Biomedicina e Saúde

    - Biologia Celular e Molecular de Leveduras

    - Genética e Biotecnologia Molecular

    - Fisiologia Molecular de Plantas

    - Biotecnologia de Plantas Aromáticas e Medicinais

    - Biodiversidade e Ambiente.


Em termos globais, as actividades do Departamento centram-se no desenvolvimento de projectos de investigação científica na área das Ciências Biológicas, na organização de actividades de graduação e de pós-graduação, na participação em programas de investigação e redes internacionais em interface entre a Investigação e a Indústria.


Seja bem-vindo ao portal do Departamento de Biologia


Maria João Sousa

Directora do Departamento de Biologia                

Professora Associada

Email: mjsousa@bio.uminho.pt

                                                                               

Fernanda Cássio

Directora Adjunta do Departamento de Biologia

Professora Associada

Email: fcassio@bio.uminho.pt

 

- Contactos
Secretaria da Direcção do Departamento
Email: sec@bio.uminho.pt
Braga, 20 de Fevereiro de 2016




 

  © 2017, Universidade do Minho