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Biologia Aplicada

Plano de Estudo: Biologia Aplicada

Código: 2704N3

Unidade Curricular: Genética

Programa: 

Particularidades dos trabalhos de Gregor Meldel (1865). Leis de Mendel e conceitos subjacentes. Extensões do mendelismo. Polialelia, poligenia, interacção genética, epistasia, pleiotropismo. Polimorfismo. Hereditariedade ligada ao sexo. "Linkage" e mapeamento genético. Teoria cromossómica da hereditariedade. Mutação somática versus mutação germinal. Mutações pontuais e cromossómicas. Genética de Populações. Lei de Hardy-Weinberg. Variabilidade genética. Fluxos génicos. Deriva genética. Selecção natural. Bottleneck e efeito fundador. As bases químicas da hereditariedade. Modelo de DNA de Watson e Crick. Estrutura dos cromossomas eucarióticos e procarióticos. Genomas extracromossomais. Recombinação genética em bactérias.

Pré-requisitos: 

Conhecimento da língua inglesa.

Resultados de Aprendizagem: 

-Descrever as experiências de Mendel e usar as leis de Mendel na resolução de novos problemas de hereditariedade;
-I
dentificar e explicar as extensões/excepções às leis de Mendel (polialelia, poligenia, interacção genética, epistasia, pleiotropismo, polimorfismo, hereditariedade ligada ao sexo, "linkage");
-
Distinguir e dar exemplos de mutações cromossómicas numéricas e estruturais;
-
Referir os tipos de mutações genéticas pontuais prevendo as suas consequências;
-
Descrever a lei de Hardy-Weinberg e explicar as condições subjacentes que permitem a sua validação;
-
Explicar como as mutações, fluxo génico, deriva genética e selecção natural podem mudar a frequência alélica e contribuir para a evolução;
-
Descrever sucintamente os processos de recombinação genética em bactérias e constatar que o genoma é uma entidade dinâmica;
-
Desenvolver o trabalho em equipa, o espírito crítico e a capacidade de auto- e hetero-avaliação.

Bibliografia: 

Griffiths, A. J. et al. (2005) An Introduction to Genetic Analysis. W. H. Freeman and Company, New York. Hedrick, P. W. (2005) Genetics of Populations. Jones and Bartlett Publishers,USA.

Obrigatória ou Opcional: Obrigatória

Docente:
Cristina Alexandra Almeida Aguiar

Horas/Semana: 5

Semestre/Ano: 2º Semestre/2º ano

Métodos de Ensino: 

2h teóricas, 3h práticas ou teórico-práticas.

Métodos de Avaliação: 

Apresentação oral e escrita de trabalhos de grupo, sujeitos a auto- e hetero-avaliação, e exame final.

Língua de Instrução: Português

Créditos ECTS: 6,5

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