Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
A palma da luva criada nos departamentos de Biologia e Engenharia Têxtil imita o casco da cabra-montês.
sexta-feira, 04-07-2014
Um investigador da Escola de Engenharia da UMinho está a desenvolver uma luva de futebol cuja palma imita o casco da cabra-montês, aumentando a absorção do impacto, a aderência e o conforto. O projeto de Clécio Lacerda vai ser patenteado e já desperta interesse do mercado. A pesquisa junta o Departamento de Engenharia Têxtil e o Departamento de Biologia, é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem a parceria do Vitória de Guimarães e de empresas como a HO, que equipa Eduardo e Beto. O desenvolvimento desta notícia é do Jornal Online da UMinho.
  A palma da luva criada nos departamentos de Biologia e Engenharia Têxtil imita o casco da cabra-montês.
 
 
A investigação de Clécio Lacerda partiu da sua tese de doutoramento em Engenharia Têxtil, "Desenvolvimento de superfície têxtil mimética e aplicação ao desporto". De início analisou as diversas modalidades olímpicas e lançou propostas de melhoria dos equipamentos têxteis com base na imitação da natureza (biomimética). "Acabei por fixar-me na luva do guarda-redes de futebol, por estar ligada ao desporto-rei e ter potencial de mercado, e porque as costas da luva estão há muitos anos bem resolvidas estética e tecnologicamente,  mas surpreendentemente a palma da luva não, quando é a parte mais importante, pois contacta diretamente com a bola, mas o seu látex desgasta-se relativamente rápido e não tem a aderência ideal", explica. (Jornal Online UMinho, nº 44)


O investigador é natural de Pernambuco, Brasil, e licenciado em Desenho Industrial pela Universidade de Campina Grande (Paraíba), mestre em Design Industrial pela Universidade do Porto e doutorando em Engenharia Têxtil na UMinho. (Foto do Jornal Online UMinho)

mais informações: http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=102
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Biologia Símbolo de Acessibilidade na Web D.