Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
De portas abertas à Ciência e Tecnologia
Escola de Ciências - Departamento de Biologia, Campus de Gualtar entre terça-feira, 22-11-2011 e quinta-feira, 24-11-2011
Iniciativa da Escola de Ciências da UMinho, no âmbito das comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia, dirigida aos alunos dos ensinos básico e secundário.
  De portas abertas à Ciência e Tecnologia
 
Durante a Semana da Ciência e Tecnologia, onde se destacou o Dia Nacional da Cultura Científica em 24 de Novembro, a Escola de Ciências da Universidade do Minho abriu, uma vez mais, as suas portas aos alunos dos ensinos básico e secundário, com iniciativas gratuitas, com o intuito de dar a conhecer ao público mais jovem que Ciência de faz em Portugal, como é que trabalham os nossos cientistas e que resultados obtêm, e debater temas actuais da Ciência, despertando-lhes o interesse por esta área.A iniciativa "De Portas Abertas à Ciência e Tecnologia" teve lugar nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2011 e incluiu actividades laboratoriais, demonstrações e palestras, de participação gratuita.

 

Programa a desenvolvido pelo Departamento de Biologia

22 de novembro, terça-feira
Manhã (09h30-12h30)
Departamento de Biologia (DB)
Atividade: Micróbios que nos rodeiam + Língua para que te quero
Descrição: "Micróbios que nos rodeiam" - não se vêem, mas sabemos que existem e vivem connosco. Estãosempre presentes no nosso intestino, no pão que comemos, na água dos lagos e mesmo no ar. Alguns sãotraquinas e causam doenças! Os alunos poderão observar ao microscópio leveduras (fermento de padeiro) e as formas de vida que habitam as águas dos lagos e fontanários. Serão também realizadas experiências para ver alguns aspetos da fermentação do pão. "Língua para que te quer" - A nossa língua consegue distinguir muitos sabores, um dos quais é a acidez. Como saber quais são os alimentos mais ácidos? Com couve roxa podemos construir um medidor natural para os nossos testes com sumo de limão, clara de ovo e outros alimentos que ingerimos diariamente. Para não ficarem dúvidas, os alunos aprenderão quais as zonas da língua responsáveis por apreciar os diferentes sabores.
Responsáveis: Andreia Gomes, Ana Preto, Cristina Aguiar, Sandra Paiva.
Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.Horário/Local: das 9h30 às 12h30. Departamento de Biologia, Sala Pedagógica 2º ciclo, Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: uma turma (máx. 20 alunos).

23 de novembro, quarta-feira
Tarde (14h30-18h00)
Departamento de Biologia (DB)
Atividade: As plantas e a luz
Descrição: "As plantas e a luz" - pretende-se ilustrar com algumas experiências simples a importância da luz para as plantas. Estão previstas atividades de cromatografia em papel de extratos de plantas para observação doconteúdo de pigmentos corados no espinafre, demonstração da fluorescência da clorofila em solução e a interação de pigmentos com formação de novas cores.
Responsáveis: Herlânder Azevedo, Rui Oliveira.
Destinatários: alunos do 8º ou 9º ano.Horário/Local: 2 sessões -1ª das 14h30 às 16h00 e 2ª das 16h00 às 17h30. Departamento de Biologia ,Laboratório VII, Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 13 alunos por sessão.

24 de novembro, quinta-feira
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
Manhã (09h30-12h30) 
Departamento de Biologia (DB)
Atividade: Visita aos laboratórios de investigação da Biologia
Descrição: Serão efetuadas visitas aos laboratórios de investigação do Departamento de Biologia. Os alunos serão acompanhados por um docente do Departamento e terão oportunidade, em cada laboratório, de contactar diretamente com os investigadores e o trabalho que desenvolvem.
Responsáveis: coordenadores de cada laboratório de investigação.
Destinatários: alunos do Ensino Secundário.Horário/Local: das 09h30 às 12h30. Departamento de Biologia, 1º andar (receção) e 2º andar (labs), Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: duas turmas (aprox. 54 alunos) que se dividirão em 8 turnos. Cada turno visitará 4 laboratórios de investigação sequencialmente.

Tarde: (14h00-17h30)
Departamento de Biologia (DB) 
Palestra: "Água vem... água vai!"
Resumo: A cor azul do nosso planeta é devida à água que cobre aproximadamente 75% da superfície do Globo,representando um volume de mais de um bilião de km3. Contudo só uma muito pequena porção desta água é doce e acessível. A água é sem dúvida um bem precioso! Um bem que nos habituámos a considerar inesgotável, mas cuja falta é óbvia em muitas partes do mundo. E mesmo nos locais onde parece ser muito abundante a sua qualidade deixa muito a desejar porque usamos a água para tudo. De onde vem a água e para onde vai? "Nunca digas desta água não beberei..."
Responsável:
Profª Isabel A-P. Mina
Local/hora: das 14h00 às 15h00. Sala a indicar.
Destinatários: alunos do secundário e público em geral.

ficheiros anexos
Programa (95931 bytes)
Ficha de Inscrição (541573 bytes)

mais informações: 20-11-2011
 
voltar 
 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Biologia Símbolo de Acessibilidade na Web D.