Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Ciência Viva (06-09-2011)
Departamento de Biologia, Campus de Gualtar, Braga terça-feira, 06-09-2011
O que nos contam os organismos que vivem nos rios sobre a saúde desses ecossistemas? Veja aqui a reportagem relativa ao segundo dia do evento.
  Ciência Viva (06-09-2011)
 




O Departamento de Biologia da Universidade do Minho promoveu no passado dia 6 de setembro, a actividade "O que nos contam os organismos que vivem nos rios sobre a saúde desses ecossistemas". Esta iniciativa realizou-se no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão 2011 e visa divulgar a fauna, flora e habitats do país.

Os participantes tiveram a possibilidade de aprender sobre a qualidade da água dos rios que atravessam a região minhota e conhecer as consequências das actividades humanas nos ecossistemas ribeirinhos. A acção decorreu na bacia do Cávado, em Braga, onde foram recolhidas amostras de água e organismos para analisar, posteriormente, em laboratório: "O objectivo é identificar os seres vivos recolhidos e aplicar metodologias para avaliar a qualidade química e biológica da água dos rios".

Estas actividades são desenvolvidas há cerca uma década com objectivos científicos, educacionais, lúdicos e turísticos, numa óptica de sensibilização dos cidadãos para a importância da biodiversidade e de uma gestão sustentável dos recursos naturais. "As alterações climáticas, a poluição e outras actividades humanas afectam as comunidades biológicas nos rios, conduzindo ao desaparecimento ou à substituição de determinadas espécies. Isso leva a eventuais alterações no funcionamento destes ecossistemas, o que tem impactos negativos para o bem-estar humano".

A iniciativa teve uma duração de sete horas e o ponto de encontro foi o campus de Gualtar.


Responsáveis pela acção: Cláudia Pascoal

Equipa: Cláudia Pascoal, Fernanda Cássio, Eva Fernandes, Ana Pereira, Paulo Geraldes

Reportagem Diário do Minho
Reportagem do Correio do Minho
Ciência PT
Maisactual.pt
Reportagem do Porto Canal
Reportagem fotográfica
mais informações: http://www.cienciaviva.pt/home/
 
voltar 
 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Biologia Símbolo de Acessibilidade na Web D.