Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Entrega de prémios do BioConcurso II - Fotografia Científica
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva quinta-feira, 30-06-2011
Realizou-se, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, dia 30 de Junho, pelas 15h, a entrega de prémios do BioConcurso II - Fotografia Científica, organizado pelo NEBAUM. O Departamento de Biologia patrocinou esta iniciativa contribuindo para o primeiro prémio.
  Entrega de prémios do BioConcurso II - Fotografia Científica
 
 
1º Prémio: Cometa

A imagem ilustra os resultados do "Comet Assay" para avaliar a gerotoxicidade do extracto aquoso da lagarta Pieris brassicae, uma praga frequente que ataca várias espécies da família Brassicaceae, nomeadamente as conhecidas couve-galega e couve trochunda. Na montagem que se apresenta é mostrado o dano do DNA de células V79 (fibroblastos de pulmão de hamster), com maior ou menor intensidade a qual é proporcional ao tamanho do ?cometa? que se forma. No estudo em causa conclui-se que o extracto desta matriz não é genotóxico para esta linha celular e revelou ainda a promissora capacidade de reverter os efeitos genotóxicos provocados por um agente alquilante, previamente adicionado às células em estudo. Para a obtenção destas fotografias utilizou-se um microscópio Nikon Eclipse E400 com corpo para epifluorescência com lâmpada de mercúrio e filtro 6^2a (Nikon C-5a61), equipado com uma câmara Nikon Digital câmara COOLPIX 950. As imagens obtidas foram posteriormente tratadas pelo software Comet IV Perspective Instrument.



2º Prémio: Aggressive Expansion

Coloração de células Candida albicans em condição indutora de hifas, 37ºC , com CalcoFluor White.

Fluorescência emitida por este composto após se ligar à quitina das paredes celulares, para se averiguar a formação de estruturas capazes de invadir superfícies. Fotografia tirada com excitação verde e fluorescência azul registada com uma câmara Leica DCF350FX, e visualizada num microscópio Leica DM-5000B com a objectiva de imersão.



3º Prémio: A vida ao microscópio

Observação de condrócitos ao microscópio.

Técnica: 0,3s f/4,0 manual mode ISSO 500 Nikon D40. Composição




As fotografias encontram-se em exposição na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

O júri responsável pela avaliação e selecção das fotografias vencedoras foi constituído por:
  • Maria Teresa Almeida (Presidente do júri, Professora Auxiliar no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho e investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental),
  • António Sá (Fotógrafo profissional freelancer especializado em fotografia da natureza. Entre outras revistas de viagens e natureza, nacionais e internacionais, é fotógrafo da National Geographic),
  • Pedro Teixeira Gomes (Professor Auxiliar no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da UMinho e investigador do Centro de Biologia Molecular e Ambiental).
Reportagem fotográfica »»
mais informações: http://www.nebaum.bio.uminho.pt/
 
voltar 
 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Biologia Símbolo de Acessibilidade na Web D.