Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Tempo de Antena
Departamento de Biologia, Universidade do Minho entre quarta-feira, 03-06-2009 e quarta-feira, 03-06-2009
O Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho (nebaum), em conjunto com o Departamento de Biologia, promoveu um ciclo de seminários denominado “Tempo de Antena” que visou a divulgação da investigação que se desenvolve no Departamento de Biologia. A primeira sessão foi apresentada pelo Prof. Doutor Hernâni Gerós no dia 3 de Junho de 2009, às 14:30 h, e intitulou-se “Transporte e compartimentação celular de açúcares e de iões em plantas”.
  Tempo de Antena
 
O açúcar simples glucose constitui uma fonte de carbono e de energia universal. O CO2 atmosférico é reduzido a C orgânico nos tecidos verdes das plantas, conduzindo à síntese de açúcares como a glucose e a sacarose. Estes compostos são transportados nos vasos condutores para os tecidos heterotróficos como as raízes, o caule ou os frutos onde são usados como fontes de C e de energia, ou armazenados.
Neste seminário serão abordados os seguintes temas: i) transporte transmembranar de açúcares em Vitis vinifera (videira) e Olea europaea (oliveira), ii) expressão e localização sub-celular de aquaporinas, iii) compartimentação dos açúcares e dos iões no vacúolo e iv) tecnologia dos protoplastos.



mais informações: www.bio.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Biologia Símbolo de Acessibilidade na Web D.